Manter a dignidade de uma pessoa com Alzheimer em relação à higiene pessoal pode ser especialmente desafiador, pois envolve cuidados íntimos. Aqui estão algumas orientações específicas para ajudar a preservar a dignidade da pessoa nessa situação:
1. Comunique-se com antecedência: Antes de realizar qualquer cuidado de higiene pessoal, comunique-se com a pessoa e explique o que você vai fazer. Use linguagem simples e gentil para evitar surpresas desagradáveis. Além das palavras use gestos para facilitar a compreensão.
2. Proporcione privacidade: Sempre que possível, permita que a pessoa tenha um momento de privacidade no banheiro ou no local onde ela está sendo cuidada. Feche a porta ou cortina e respeite a necessidade de privacidade. Você pode deixá-la manter uma camisa e ir levantando aos poucos na hora do banho.
3. Respeite o tempo da pessoa: Evite pressa ao cuidar da higiene pessoal da pessoa. Dê a ela tempo suficiente para cooperar no ritmo dela, mesmo que isso leve mais tempo.
4. Dê opções: Sempre que possível, ofereça opções à pessoa. Por exemplo, você pode perguntar se ela prefere tomar banho antes ou depois do almoço ou se deseja usar um sabonete específico.
5. Use roupas apropriadas: Enquanto ajuda na higiene, vista a pessoa com um roupão ou uma toalha para proporcionar conforto e manter a dignidade.
6. Use produtos suaves e de boa qualidade: Escolha produtos de higiene pessoal que sejam suaves para a pele e tenham um aroma agradável. Certifique-se de que a água esteja em uma temperatura confortável.
7. Inclua a pessoa na medida do possível: Encoraje a pessoa a participar da higiene pessoal tanto quanto puder, como segurando um pedaço de sabonete ou enxaguando as mãos.
8. Mantenha uma atitude respeitosa: Trate a pessoa com respeito e dignidade durante todo o processo. Use toalhas ou lenços com gentileza e evite qualquer forma de crítica.
9. Mantenha a calma: Se a pessoa com Alzheimer ficar ansiosa, resistente ou agitada durante o processo de higiene, permaneça calmo e paciente. Tente redirecionar a atenção dela ou dar-lhe um momento de descanso, se necessário.
10. Reforce benefícios da higiene de forma delicada. Você pode dizer: pai como é bom ficar cheirosa depois de um banho relaxante! Mãe, seu cabelo fica lindo no dia que você lava!
11. Pode ser que a pessoa fique sem banho um dia ou outro e está tudo bem, especialmente nos dias mais frios.
12. Busque ajuda profissional: Se a pessoa com Alzheimer apresentar resistência constante ou se você encontrar dificuldades significativas em cuidar da higiene pessoal, considere consultar um profissional de saúde para orientação e estratégias específicas.