Alterações de comportamento noturnas são bastante comuns em pessoas com demência e acabam atrapalhando o sono.
Noite após noite ter seu valioso sono interrompido para prestar suporte à pessoa de quem você cuida é muito difícil e angustiante. Imagino que você esteja cansada, pois a rotina de cuidados requer uma boa noite de sono para recarregar!
É comum que idosos com demência durmam pouco à noite.
Há diversas coisas que podem ser feitas para melhorar isso. Nem tudo funciona para todo mundo, por isso vou te passar algumas sugestões e você avalia o que seria mais aplicável no seu caso, combinado?
Você pode pensar, isso nunca vai funcionar comigo! Mas se não tentar, você nunca vai saber.
Anote o que deu certo e o que deu errado e conte para as outras pessoas envolvidas no cuidado. VEJA ALGUMAS DICAS ABAIXO:
Dica #0 – Veja dicas de produtos para melhorar a qualidade do sono aqui: https://guiadocuidado.com.br/categoria-produto/sono/
Dica #1 – Não permita longos cochilos de dia.
Dica #2 – Não dê bebidas estimulantes como café, chá mate e guaraná à tarde ou à noite. Pra quem gosta de açaí, lembre-se que eles podem conter xarope de guaraná.
Dica #3 – Estimule atividade física, como uma caminhada. Aproveite e se movimente também.
Dica #4 – Insira atividades que estimulem a mente durante o dia, como uma conversa sobre histórias do passado, ver um álbum de fotos, palavras cruzadas e muito mais. Use a imaginação!
Dica #5 – Não permita o uso de telas (computador, celular e televisão) 2 horas antes de dormir.
Dica #6 – Exponha à pessoa à luz natural ao longo do dia através de passeios, se for possível, ou mesmo em ambientes dentro de casa.
Dica #7 – Faça com que a pessoa vá ao banheiro antes de dormir.
Dica #8 – Torne o local onde a pessoa dorme agradável (quarto nem muito quente, nem frio, cama e travesseiro confortáveis, etc).
Dica #9 – Discuta com o médico a possibilidade de doenças do sono como a apneia obstrutiva do sono.
Dica #10 – O uso de medicações sedativas aumentam o risco de queda e devem ser evitados, mas podem ser uma boa opção em alguns casos. Converse com seu médico sobre isso.
Dica #11 – Estimule atividades relaxantes durante à noite, como a leitura de um livro, uma conversa ou use chás que relaxam (camomila, maracujá, erva doce, etc).