Quais exercícios praticar

Uma excelente opção de exercício e a mais democrática de todas é a caminhada.

Estabeleça uma rotina de caminhada ao ar livre junto com a pessoa de quem você cuida.

Sair de casa e ver a luz do dia ajuda na regulação do ciclo circadiano e melhora o sono noturno.

Procure sair para caminhadas ao ar livre sempre que possível, exceto quando o tempo não estiver bom.

Em dias de chuva, muito frio ou calor, troque a caminhada ao ar livre por um passeio em um shopping ou uma caminhada na esteira em uma academia climatizada.

Durante a caminhada, você pode interagir com a pessoa de quem cuida, estimulando-a a interagir com o ambiente ao seu redor. Converse, mostre belas paisagens, observe as pessoas, a estimule a sentir os cheiros, e assim por diante.

Lembre-se de usar roupas leves, meias de algodão macias e absorventes e tênis confortáveis, apropriados para caminhadas e que não escorregam.

Ao final das caminhadas, monitore a reação do corpo idoso, inclusive verificando se há bolhas ou ferimentos nos seus pés.

Caso haja algo fora do normal, reduza o ritmo e as distâncias percorridas e converse com seu médico.

Se a caminhada não for uma opção, pratique o exercício que a pessoa com demência mais gostava quando era mais ativa! Existe uma alta chance de ela aproveitar mais essa atividade, mesmo que ela não consiga praticar da mesma forma.

Se ela jogava futebol, coloque uma bola nos seus pés e se divirta!

Outras opções de atividade física:

Idealmente todos os idosos, com ou sem demência, deveriam mesclar atividades aeróbicas, como caminhada, exercícios de força, como musculação, treino de equilíbrio e alongamento. E você pode procurar assistência de um educador físico ou fisioterapeuta para uma avaliação individualizada. Mas aqui estão algumas sugestões de atividade:

1. Exercícios de alongamento: Pratique exercícios simples de alongamento para manter a flexibilidade e prevenir a rigidez muscular.

2. Yoga, Lian Cong: Existem aulas específicas para idosos que trabalham o equilíbrio e a respiração.

3. Natação ou hidroginástica: Se houver acesso a uma piscina, a água proporciona um ambiente de exercício suave que alivia o estresse nas articulações. É uma boa opção para quem tem artrose.

4. Levantamento de pernas: Sentados em uma cadeira resistente, levante as pernas alternadamente ou faça movimentos circulares com os pés para melhorar a circulação e a força nas pernas. Você pode ainda sentar e levantar da cadeira, para fortalecimento do quadríceps.

5. Boliche de mesa: Monte uma versão leve do boliche usando garrafas de plástico vazias como pinos e uma bola de borracha leve para rolar.

6. Exercícios de cadeira: Muitos exercícios de fortalecimento podem ser adaptados para serem feitos na cadeira, como flexões de pernas ou levantamento de pesos leves.

7. Jogos de bola: Jogue passa a bola ou arremesso de bola suave para melhorar a coordenação e a mobilidade.

Veja aqui dicas de produtos para estimular a atividade física: https://guiadocuidado.com.br/categoria-produto/atividade-fisica/

Veja Mais

Veja outros problemas relacionados