A desorientação é comum entre pessoas com demência, mesmo que ela more na mesma casa por muito tempo. Ela não reconhece mais o local e pede para voltar para casa.
Esse tipo de comportamento aumenta muito o cansaço de quem está cuidando.
Mas antes de mais nada, lembre-se que seu familiar tem uma doença que causa essa desorientação. Ele não está fazendo por querer. Ele deve estar angustiado por querer voltar para casa e não poder fazer isso.
A melhor forma de lidar com esse tipo de situação é mantendo a calma. Se você ficar nervoso, vai ser mais difícil conduzir a situação.
Tente mostrar alguns objetos familiares, como fotos antigas. Se não der certo, diga que está esperando alguma coisa acontecer, como o dia amanhecer ou alguém chegar para vocês irem. Você pode pedir ajuda para arrumar as malas ou distraí-lo com outra tarefa.
Não confronte dizendo que não acredita que ela não reconhece a própria casa.
Se você acredita que tem muita dificuldade para manter a calma e se observa constantemente entrando em conflito com seu familiar com demência, isso pode ser indicativo de uma dificuldade de aceitação da doença. Se for seu caso, faça o Diagnóstico da Aceitação e depois conheça algumas formas que podem te ajudar a manter a calma.