Administração de Medicamentos

Administração correta na dosagem adequada de cada medicação

Garantir a administração correta dos medicamentos para uma pessoa com Alzheimer requer organização e atenção aos detalhes. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1. Crie um sistema de lembrete: Estabeleça um sistema de lembrete para garantir que os medicamentos sejam administrados na hora certa. Isso pode incluir alarmes no celular, lembretes em calendários ou uma folha colada na parede. O importante é que todos os cuidadores tenham acesso à lista de medicações com doses e horários.

2. Utilize recipientes para separar os medicamentos por dia e horário. Mantenha os comprimidos na embalagem (você pode cortar a parte que cobre cada comprimido) pois isso ajuda a conservar a medicação.

3. Faça uma lista de medicamentos: Mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos que a pessoa está tomando, incluindo nome, dosagem, horário de administração, motivo e se existe algum cuidado extra como tomar em jejum ou tomar após a alimentação. Isso ajuda a evitar duplicações e a acompanhar as mudanças nas prescrições.

4. Mantenha acompanhamento com a equipe de saúde: os profissionais como o médico e farmacêutico irão checar se existem interações medicamentosas entre os diferentes remédios que a pessoa está tomando. Comunique sobre o uso de todas as medicações que você dá para seu familiar, incluindo medicações que são usadas esporadicamente como medicações para dor, medicações homeopáticas, naturais e fitoterápicas.

5. Administre os medicamentos de acordo com as instruções: Siga rigorosamente as instruções médicas quanto à dosagem, horários e formas de administração dos medicamentos.

6. Seja paciente e gentil: Aborde a administração de medicamentos com paciência e empatia. Evite confrontos ou forçar a pessoa a tomar os remédios.

7. Mantenha um registro: Mantenha um registro escrito ou eletrônico das administrações de medicamentos. Isso pode ser útil para acompanhar qualquer efeito colateral ou mudanças no comportamento da pessoa.

8. Mantenha uma comunicação regular com a equipe médica e informe sobre qualquer problema relacionado à medicação.

9.  Se houver outros cuidadores, certifique-se de que todos saibam a forma correta da administração dos medicamentos e sigam o mesmo sistema de lembrete.

10. Fale sobre suas dificuldades: o médico pode alterar o horário das tomadas, indicar medicações em gotas, adesivos ou quais comprimidos podem ser macerados ou amassadas. Leia mais sobre isso aqui: https://www.instagram.com/p/CyRYUunONhe/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D&img_index=1

11. Certifique-se de que os medicamentos não estejam vencidos e faça o descarte da maneira adequada.

Um dos materiais apresentados no curso Cuidado Consciente trata exatamente do monitoramento da medicação. Dê uma olhada aqui: https://guiadocuidado.com.br/curso-cuidado-consciente/

Veja outras dicas de produtos para auxiliar a medicação aqui: https://guiadocuidado.com.br/categoria-produto/medicacao/

Veja Mais

Veja outros problemas relacionados