Baixa Concentração

Esquecimento ou falta de concentração restringe o foco na atividade

Lidar com as dificuldades de concentração de uma pessoa com Alzheimer requer estratégias específicas para adaptar as atividades e proporcionar um ambiente propício. Aqui estão algumas dicas para ajudar a pessoa a manter o foco:

1. Crie um ambiente tranquilo: Reduza ao máximo as distrações no ambiente, como televisões barulhentas, ruídos externos ou interrupções frequentes.

2. Estabeleça uma rotina: Manter uma rotina consistente pode ajudar a pessoa a saber o que esperar e a se sentir mais segura em relação ao ambiente e às atividades.

3. Divida as tarefas em etapas: Quebre as atividades ou tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso facilita a concentração em uma coisa de cada vez.

4. Use pistas visuais: Mostre fotos, objetos ou cartões com instruções ou dicas relacionadas à atividade. Isso pode ajudar a pessoa a entender melhor o que está acontecendo.

5. Dê instruções claras e simples, passo a passo, enquanto a pessoa realiza a tarefa. Fale devagar e de maneira tranquilizadora.

6. Dê à pessoa tempo para processar as informações e responder às instruções. Evite pressioná-la ou apressá-la.

7. Use reforço positivo: Elogie e reconheça os esforços da pessoa quando ela se concentrar ou concluir uma tarefa com sucesso. Isso pode incentivar a motivação.

8. Respeite os limites: Se a pessoa demonstrar sinais de cansaço ou frustração devido à dificuldade de concentração, respeite seus limites e considere fazer uma pausa.

9. Ofereça escolhas limitadas para que a escolha não seja complexa e para que a pessoa sinta que participou da tomada de decisão: a pessoa pode escolher, por exemplo, entre 2 atividades.

10. Use a música: A música suave e relaxante pode ajudar a criar um ambiente tranquilo e melhorar a capacidade de concentração.

11. Respeite os ritmos naturais: A pessoa com Alzheimer pode ter momentos do dia em que está mais alerta e concentrada. Tente agendar atividades cognitivas para esses períodos.

12. Consulte um profissional de saúde: Se as dificuldades de concentração persistirem ou piorarem, consulte um médico ou terapeuta ocupacional especializado em demência para avaliar a situação e discutir opções de tratamento, se necessário.

Veja Mais

Veja outros problemas relacionados