Escovar os dentes de uma pessoa com Alzheimer pode ser um desafio, mas é uma parte importante dos cuidados de higiene bucal.
Aqui estão algumas estratégias que você pode adotar como cuidador para ajudar a pessoa com demência:
1. Promova o máximo de autonomia possível nesse momento. Pode ser que a pessoa com demência consiga escovar sozinha e pode ser que você precise apenas orientá-la. Tenha calma e deixe ela fazer o processo no tempo dela. Você pode dar instruções simples como: coloque a pasta na escova, escove esse lado, agora a língua, etc
2. Escolha o momento certo: Tente escovar os dentes da pessoa em um momento do dia em que ela esteja mais calma e receptiva.
3. Aproxime-se da pessoa com empatia e calma. Explique o que você vai fazer de maneira simples e gentil. Evite usar um tom de voz agressivo ou impaciente.
4. Use uma escova de dentes com cerdas macias e, se necessário, uma escova de dentes infantil, que pode ser mais fácil de manusear.
5. Use pasta de dente com sabor suave e agradável, de preferência aprovada pelo dentista. Evite pastas com sabores fortes.
3.2.3.6. Mostre à pessoa como escovar os dentes, segurando a escova e realizando movimentos suaves. Use gestos e instruções simples para ajudá-la a entender o que fazer.
7. Escove com cuidado: Faça movimentos suaves e lentos ao escovar os dentes da pessoa. Foque-se em áreas como a superfície dos dentes, a língua e as gengivas.
8. Use um enxaguatório bucal: Após a escovação, considere o uso de um enxaguatório bucal suave para ajudar a manter a boca limpa e fresca.
9. Ofereça recompensas: Após a escovação bem-sucedida dos dentes, ofereça elogios. Isso pode tornar a experiência mais positiva para a pessoa.
10. Seja flexível: Esteja preparado para interromper a escovação se a pessoa se sentir muito desconfortável ou resistente. Tente novamente em outro momento.
11. Mantenha uma rotina: Estabeleça uma rotina diária para a escovação dos dentes, de modo que a pessoa se acostume com o processo e saiba o que esperar.
12. Consulte um dentista: Faça consultas regulares com um dentista que tenha experiência em cuidados para pessoas com Alzheimer. Eles podem fornecer orientações específicas sobre a higiene bucal e tratar problemas dentais existentes, que podem inclusive impactar na alimentação.