(Resistência e recusa: seja por medo, confusão ou desconforto)
Convencer alguém com Alzheimer a tomar banho pode ser desafiador e angustiante tanto para quem cuida, quanto para quem recebe os cuidados. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar nessa situação:
1. Estabeleça uma rotina consistente: a previsibilidade ajuda a pessoa com Alzheimer a se sentir mais confortável. O banho não precisa ter um horário exato, mas é bom ser no mesmo turno e de preferência seguindo uma ordem, como por exemplo, após o café da manhã.
2. Promova a autonomia: Você pode deixar que ela se lave sozinha em alguns dias e em outros você ajuda. Se ela não conseguir tomar o banho sozinha, avalie se ela consegue com sua supervisão. Ela faz e você orienta as etapas: lave aqui, enxágue os cabelos, etc.
3. Torne o ambiente acolhedor: banheiro bem iluminado e aquecido, tapetes antiderrapantes e toalhas macias à disposição.
4. Fale com delicadeza e paciência: não diga:
– “Você está com cheiro ruim”.
– “Você não toma banho há 1 semana”.
– “Você vai ficar doente se não tomar banho”.
Prefira usar frases que sugiram que a ideia do banho foi da pessoa. Diga:
– “Seu banho já está pronto! Vamos lá?”
– “Comprei seu shampoo preferido para o banho de hoje!”
– “Pai, já preparei seu banho. A água está como o senhor gosta?”
5. Prefira o chuveirinho pelo menos no começo do banho, para a pessoa ir se acostumando. Ela pode se assustar com o volume de água do chuveiro. Veja dicas de produtos aqui: https://guiadocuidado.com.br/categoria-produto/banho/
6. Lave a pessoa por baixo de uma camisa se ela se sentir mais confortável. Ela pode sentir que sua intimidade foi invadida ao ficar completamente nua.
7. Ofereça opções: dê à pessoa com Alzheimer algum controle sobre o processo. Por exemplo, você pode perguntar se ela prefere tomar banho de manhã ou à tarde, ou se deseja usar um sabonete específico.
8. Use técnicas de distração: enquanto se prepara para o banho, converse sobre assuntos agradáveis ou coloque música suave.