Não tenho dinheiro

Não consigo arcar com os custos do cuidado

1) Eduque-se sobre a doença: entender sobre a doença e seus estágios é fundamental para o planejamento financeiro.

2) O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento médico e com outros profissionais da saúde de forma gratuita. O atendimento especializado em geriatria, neurologia e psiquiatria costuma estar disponível nos grandes centros. Também são gratuitos alguns exames necessários para o diagnóstico e algumas medicações. Agende uma consulta no Centro de Saúde, que é a porta de entrada do SUS.

3) O SUS fornece fraldas de forma gratuita (até 180 por mês) e tem uma parceria com algumas farmácias, através do Programa Farmácia Popular que dá 90% de desconto para compra de até 120 fraldas por mês. Saiba mais detalhes nesse link: https://www.susonline.com.br/fralda-geriatrica-pelo-sus/#:~:text=Idosos%20e%20pessoas%20com%20necessidades%20especiais%20ter%C3%A3o%20fralda,ter%20a%20CID%20%28Classifica%C3%A7%C3%A3o%20Internacional%20de%20Doen%C3%A7as%29.%20

4) A pessoa com doenças graves, entre elas a demência, tem direito a isenção do imposto de renda sobre aposentadoria, pensão ou reforma. Saiba mais detalhes nesse site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-isencao-do-imposto-de-renda

5) Algumas cidades possuem programas especializados do SUS que fazem atendimento médico e multidisciplinar em domicílio para pacientes acamados. Saiba mais nesse link: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/atencao-domiciliar/servico-de-atencao-domiciliar-melhor-em-casadisponibilizam

E quando essa equipe não está disponível, esse atendimento é responsabilidade da equipe do Centro de Saúde. No entanto, nem sempre essa equipe consegue fazer esse cuidado.

Outras cidades têm programas em que um cuidador profissional auxilia em cuidados como banho e higiene. Veja esse link para conhecer um exemplo: https://prefeitura.pbh.gov.br/smasac/programa-maior-cuidado

6) Procure serviços de apoio em sua comunidade, como grupos de apoio, centros de dia para idosos e ajuda com transporte.

7) Verifique benefícios e assistência: Descubra se o seu familiar é elegível para programas de assistência, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

8) A curatela é feita de forma gratuita pela Defensoria Pública. Verifique se a sua família preenche critérios para receber esse atendimento, que é destinado às famílias de baixa renda.

9) Mantenha um registro de todas as despesas relacionadas ao cuidado. Isso pode ser útil para fins fiscais e para mostrar para outras pessoas que possam contribuir financeiramente.

Veja Mais

Veja outros problemas relacionados