Para idosos com falta de equilíbrio ou incapacidade de ficar de pé, grande parte das atividades físicas se torna inviável. No entanto, isso não significa que ele deva ficar sem se exercitar.
É possível adaptar os exercícios para a cadeira de rodas ou até a cama.
Se ele gostava de praticar algum esporte, tente simular os movimentos mais importantes, mas sentado. Você pode, por exemplo, dar a ele uma raquete de tênis e jogar suavemente a bola para ele bater.
Outra opção é usar aparelhos de ginástica leves para realizar movimentos simples e trabalhar a musculatura. O uso de elásticos com diferentes resistências pode ser muito útil.
Lembre sempre de fazer exercícios leves para começar e, se necessário, consultar um médico, educador físico ou fisioterapeuta para se certificar de que os exercícios estão adequados.
Dicas para falta de equilíbrio em geral:
1) Acompanhamento de doenças: a perda de equilíbrio pode estar relacionada a doenças como a Doença de Parkinson ou Doença por Corpos de Lewy e medicações específicas podem ajudar. Além disso a deficiência de vitamina B12 pode piorar o equilíbrio.
2) Exercício físico e fisioterapia – A pessoa pode ter alteração de equilíbrio pela inatividade e pela fraqueza muscular.
3) Terapia de reabilitação vestibular – Feita por um profissional da fonoaudiologia no caso de alterações do labirinto
4) Acompanhar a pressão: algumas pessoas ficam com a pressão muito baixa quando ficam em pé. Isso causa tonteira e interfere no equilíbrio. Esse acompanhamento é feito pelos profissionais de saúde e a retirada ou redução de dose de medicações (como os diuréticos) podem ajudar. Solicite uma consulta médica nesse caso. Essa queda de pressão ao se levantar pode acontecer também em pessoas que bebem pouca água.